segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dia da Marinha

Em 1969 e 1970,comemoramos o dia da Marinha em África,1969 em Angola,1970 em Moçambique.
No dia da Marinha o navio embandeirava em arco,acompanhado de iluminação, em formatura geral, era lida pelo comando a mensagem enviada pelo Ministro da Marinha.
Após as formalidades,eram improvisadas na tolda (ré) mesas corridas para o almoço em conjunto de toda a guarnição,nesse dia, tal como os outros de festa,o Comandante,os Oficiais e os Sargentos,abandonavam a sua camarinha e as suas messes,misturavam-se com os praças,e almoçávamos todos em conjunto.
Este blog,não está vocacionado para criticas,mas sim para contar,ainda que superficialmente o que foi a nossa comissão em África.
Mas os ex. marinheiros,os marinheiros na reserva e os marinheiros no activo,que fizeram parte da guarnição deste antigo navio,estão desolados e magoados com a forma que foi tratada a marinha nas suas comemorações em 2008,por parte do executivo governamental.
Como a Madeira ainda é Portugal,a Marinha deslocou 9 navios,com mais de 1000 marinheiros,para as comemorações do Dia da Marinha no Funchal.
A comunicação social e visual pouco transcreveu ou visualizou,esta comemoração.
O 1.º Ministro de Portugal,delegou num Ministro a sua presença,não foi á Madeira porque têm medo de de entrar no feudo de Alberto João Jardim,o Presidente Madeirense.
Não me admiro com a situação,já nos habituamos a ter governos que não estão vocacionados para resolver os problemas dos portugueses,e os Ministros só pretendem enriquecer o seu currinculum.
No meu Pais,e não me envergonho de ser Português,envergonho-me sim de alguns Portugueses que por cá andam,até tivemos um Ministro da Defesa que nem serviço militar cumpriu,parece que estamos no pais de Mugabe.
Sr. 1.º Ministro se ainda estiver no governo em 2009,e nas comemorações da Marinha de 2009,não volte as costas aos Marinheiros do seu pais.
Não tenha medo deles,todos fizeram um juramento de defender o pais e o governo,se necessário dando a própria vida.
Não se esqueça também Sr. 1.º Ministro,que a maior parte desses Marinheiros a que o Sr, virou as costas,como cidadãos votaram no seu partido,dando a V. Exa a oportunidade de aceder ao cargo que hoje vaidosamente desempenha.
Relembro a V.Exa. um antigo lema da Marinha "Homens de Ferro em Navios de Madeira"
Têm a Marinha presentemente um Almirante "Com Eles no Sitio" ou "Com Eles em Ferro"
e caso V.Exa,não se lembre de o demitir,este Almirante e acima de tudo,Marinheiro,sempre se oporá,a que o governo afunde a Marinha,para a transformar numa Guarda Costeira.
é um Almirante sem medo,frontal,Português,um digno descendente de Vasco da Gama.

Sem comentários: