sábado, 19 de julho de 2008

Museu da Marinha

Hoje o dia para mim tinha três objectivos,e todos conseguidos.
Visitar o Museu da Marinha,onde á muitos anos não entrava.
Ver com os meus olhos,o modelo em exposição do NRP ÁLVARES CABRAL F336.
Comprar o livro "Setenta e cinco anos no mar (1910-1985) da autoria do
CMG - José Agostinho de Sousa Mendes.
Mesmo com as dificuldades de locomoção que padeço, meti-me ao caminho.
No Museu encontrei exposto peças que já tinha visto,mas muitas só hoje as conheci,principalmente alguns modelos, de navios muito antigos.
Mas conheci hoje o que só conhecia por foto,o modelo do navio,onde prestei serviço durante quase 30 meses, e onde passei,bons maus e óptimos momentos.
Era como se o tivesse a ver fundeado num porto,é uma verdadeira cópia do original,ainda que diminuta,relembrou-me de muita coisa, e reconheci que também se vive com recordações.
Parabéns Rui de Matos,pela construção do modelo do NRP ÁLVARES CABRAL F336.
Por último fui comprar o livro,que por sinal era o último que existia para venda ao público.
Já em casa dei apenas uma vista de olhos pelo mesmo,o livro relembrou-me o que á muito esquecera,as duas vidas salvas,porque chegamos a tempo,a evacuação do Ibo,e em Palma,um militar pisara uma mina,e não havia evacuação para o mesmo, a tempo de lhe salvar a vida,a este e outros assuntos voltarei mais tarde.
Constatei que o livro têm algumas pequenas incorrecções sobre o tempo da nossa comissão,uma das incorrecções situa-nos na Guiné,onde nunca estivemos.

1 comentário:

Rui Matos disse...

Caro António Moleiro

Como em tudo na vida, até nas mais pequenas coisas, é importantíssimo atingir os objectivos e fico muito satisfeito que tenha conseguido alcançar os que se propunha para este dia! Afinal é de pequenas metas que se faz uma vida!
Agradeço os seus comentários ao meu modelo da Álvares Cabral, mas acima de tudo agradeço o facto de se ter deslocado lá (pois só agora fique a saber das suas dificuldades de locomoção) e ter apreciado a sua visita ao Museu.
Quanto às incorrecções na publicação, agradecia que as indicasse de forma a eu (e outros) poderem ter a informação correcta - caso não seja muito trabalhoso.

Com amizade,
Rui Matos