segunda-feira, 21 de julho de 2008

NRP ÁLVARES CABRAL F336 - 1969

Recuei no tempo,e vou postar um excerto do livro
"Setenta e Cinco Anos no Mar"- 1910-1985
do CMG - José Agostinho de Sousa Mendes - 6.º volume -Comissão Cultural da Marinha

1969

12 de Fevereiro,o navio deu entrada no Arsenal do Alfeite,para fabricos em curso (reparações )

13 a 28 de Março,realizaram-se as experiências com o navio atracado.

31 de Março e 1 de Abril -o navio fez provas de mar,ao largo da baía de Sesimbra,seguido-se um período de 18 dias de afinações,ajustamentos e correcções.

21 a 24 Abril,o navio fez base em Setúbal,efectuou no mar o PTB (Plano Treino Básico )reduzido
na parte final deste exercício,deveria realizar um exercício de reboque,mas por erro de manobra,o navio abalroou o Patrulha NRP BOAVISTA,com o bico do painel de popa,ocasionando ao Patrulha, um corte profundo no costado a Estibordo.

25 a 27 de Abril,o navio aprontou-se para uma longa comissão de serviço no Ultramar.

Notas do Moleiro
Lembro-me de todos estes exercícios e aprontamentos do navio,pois fui destacado para o mesmo em 1 de Fevereiro de 1969,vindo do Centro de Comunicações da Armada,no Ministério da Marinha,lembro-me de quando navegávamos com destino a Setúbal,termos passado por cima de uma boía de sinalização de canal,quase frente á antiga Lisnave no rio Tejo,não me lembro e já fiz alguns contactos, de termos abalroado o Patrulha NRP BOAVISTA,durante exercícios.

1 comentário:

empalamado disse...

Somos ex-aluno da Escola de Aprendiz de Marinheiro. Estamos procurando os camaradas que passaram pelas EAM. Temos uma página para recados na net. Somos os administradores do site

http://www.empalamado.com/asp/guestbook.asp

Visite e deixe um recado para outros da sua turma, passe esse endereço aos seus amigos para se encontrarem lá,

Um abraço e esperamos o seu comentário. Divulgue esta página a todos os que você conhece, quem sabe num futuro próximo não teremos fotos de todos da tua turma e fazemos votos que você encontre aquele camarada que você conheceu lá e mata a saudade dele.
Vamos manter contato pelo site, vamos rever os velhos amigos que não vemos a anos.
Para isso precisamos de sua ajuda. Não custa nada mandar um email ao seu amigo de marinha e pedir para deixar um comentário. Esta página está sendo atualizada quase todo dia e estamos melhorando. Vamos fazer um grande acervo da nossa turma, e mostrar com orgulho para nossa familia. Que tal? Gostaria de participar?
Aguardamos sua resposta.
Abraços

Se desejar postar fotos da época é só mandar para nosso email, você estará enriquecendo o nosso acervo, que também é seu, MANDE SUA FOTO OU DO LUGAR ONDE VOCÊ SERVIU, ou qualquer foto da marinha para outros matarem a saudade de você. Mande para um dos seguinte email:

empalamado@gmail.com
ou
contato@empalamado.com

OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO