segunda-feira, 18 de agosto de 2008

NRP ÁLVARES CABRAL F336 - 11 de Maio de 1959 a 23 de Junho de 1971 ( 6 )

1960

29 de Fevereiro a 27 de Março - Largou da B.N.L, em viagem de instrução de Cadetes da RN, tendo visitado Ponta Delgada, Porto Grande de S.Vicente, Praia, Las Palmas, Funchal e Cádis.

4 de Abril - Substituição do Comandante, foi empossado como Comandante,
o CFR - José Neves Sales Grade

22 de Abril - Largou do Arsenal do Alfeite, com destino ao ultramar, tendo feito escala no Funchal, onde permaneceu 4 dias.

29 de Abril - Partiu-se a antena vertical do radiogoneómetro,devido ás vibrações do navio a navegar.

30 de Abril a 4 de Maio - Visitou, S.Tiago e S.Vicente, durante este período, participou nas comemorações Henriquinas, realizadas no arquipélago de Cabo Verde.

13 de Maio - Chegou a Luanda, permaneceu apenas uma semana em Angola, mas visitou Sto. António do Zaire, Cabinda e Lobito.

26 de Maio a 26 de Junho - Aportou a Cape Town, durante 8 dias, de seguida aportou a Durban, tendo neste período largado 3 vezes de Durban, para experiências de máquinas, e equipamentos após reparações.

27 de Junho - Aportou a Lourenço Marques, tendo antes salvado terra, nessa data foi atribuída a COMARMOÇAMBIQUE.

28 de Junho a 06 de Outubro - Fez patrulhas regulares,transporte de tropas, tanto na zona da Beira, como no norte da província.

2 a 6 de Novembro - Esteve em Port Elizabeth, na África do Sul, onde representou Portugal, na comemoração do "Dia do Pioneiro"

5 a 31 de Dezembro, Efectuou cruzeiros de vigilância entre Quelimane e Cabo Delgado, fazendo base em Nacala.

Em 1960 0 NRP ÁLVARES CABRAL F336, navegou 1.877 horas

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

A viagem de instrução não terá sido de 29 de Fevereiro a 27 de Março?

Anónimo disse...

O meu agradecimento a Luis Miguel Correia,pela sua atenção, e por me informar do erro que cometi, digitando o mês de Maio,em vez de Março.
António Moleiro