domingo, 30 de novembro de 2008

O NOSSO BLOGUE


O blogue do NRP ÁLVARES CABRAL F336,nasceu após se verificar que na Internet,não existia qualquer blogue a relatar a vida das guarnições dos navios destacados em África durante o período da Guerra Colonial.
Existiam na Internet 4 blogues,hoje 5, dos Cursos da Escola Naval,guarnecidos por Oficiais Superiores na Reserva ou na Reforma,que se debruçavam sobre a camaradagem e Marinha de Guerra Portuguesa em Geral.
E foi do blogue de um dos Cursos da Escola Naval, que recebemos o primeiro apoio.
Existia ,e existe o blogue de Oficiais da Reserva Naval,cujo seu mentor, Manuel Lema Santos, além de descrever a Reserva Naval,ainda descreve em blogue de Militares do Exercito de uma das ex Províncias,como era a vida da marinhagem a bordo dos Patrulhas e das Lanchas de Desembarque.
Na Internet os blogues existentes nada descreviam sobre as guarnições de navios,nas restantes ex Províncias.
Primeiramente fui tentando,que fosse-mos admitidos em blogues de ex militares,a divisão ainda não acabou passado tantos anos.
Sempre que fazia um comentário nos ditos blogues,lá vinha o contra comentário" O xico esperto deve ter feito a comissão numa fragata", na fragata não estavam errados.
Só um dos blogues nos admitiu,e relegou-nos para segundo plano,nem na página principal era-mos mencionados,ao contrário de outros ex militares.
Quando interpolados,respondiam que na Marinha só os camaradas Fuzileiros tinham sido Combatentes,portanto todos os restantes elementos da Marinha eram uns madraços,que andaram a passear os navios de porto em porto,que tivemos uma bela vida e que nunca contactamos com a realidade da Guerra Colonial.
Como eles estavam errados nas observações a nosso respeito,mas soubemos perdoar a sua soberba, ignorância e desconhecimento,e nunca lhes transmiti, que alguns deles faziam alarde do que não foram,e que tudo faziam para parecer que foram.
Partiu-se então para a construção do blogue do NRP ÁLVARES CABRAL F336, que além da sua ex guarnição,também poderia dar "abrigo" a outros Marinheiros ou ex Marinheiros,que tivessem feito parte das guarnições dos navios em África.
Outra das maiores gratificações do nosso blogue,foi que outros bloguistas e até algumas entidades,passarem a usar o numero de amura ( raramente usavam ) para diferencial o navio no activo,com o navio do passado.
Meus amigos e camaradas,afinal o que nos falta no blogue, é "memórias" e mais camaradas de comissão na equipa do blogue.
Meus amigos e camaradas com um pouco de vontade,vamos dar mais vida ao nosso blogue, blogue, que têm o nome do nosso velho navio, e que foi a nossa unidade militar mais de 25 meses.

Sem comentários: