sexta-feira, 20 de março de 2009

VELHOS NAVIOS DA ARMADA REAL PORTUGUESA






2 comentários:

Luis Filipe Morazzo disse...

O clipper “Pedro Nunes” ex “Thermopylae” foi seguramente no seu tempo, um dos veleiros mais rápidos do mundo. Construído em 1868 em Aberdeen Escócia para os tráfegos do chá, (Shangai – Londres) e da lã australiana, (Melbourn – Londres), veio a disputar com o seu homólogo, o famoso “Cutty Sark”, homéricas travessias oceânicas, tendo numa delas ligado Melbourn a Londres em apenas 63 dias, que naquela altura constituiu um verdadeiro recorde mundial, para um navio com as suas características.
O Termophylae sob bandeira portuguesa entrou a barra do Tejo no dia 29 de Maio e foi incorporado, como navio-escola, na Marinha Real, com o nome “Pedro Nunes”, a 20 de Agosto de 1896. Veio a acabar os seus dias de uma forma inglória, a 13 de Outubro d 1907, data em que foi afundado por um torpedo num festival marítimo na famosa Baía de Cascais, e tendo como espectador especial, o monarca D.Carlos I

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Antonio Moleiro disse...

O Meu agradecimento a Luis Filipe Morazzo. Os seus comentários,são sempre lições sobre História Naval.